quinta-feira, 2 de julho de 2009

Pargo no Sal Grosso

Gente, essa é a receita mais BESTA de fazer, e vale cada minuto gasto nela, porque o peixe fica absolutamente maravilhoso. Além de tudo, é uma receita de restaurantes chiquérrimos, super caros. Eu conheci o prato no Satyricon, me apaixonei e saí caçando a receita. Essa fica igual à do Satyricon, só não sei se é a mesma.

Para cada pessoa, compre 1 pargo inteiro. Na peixaria, mande limpar as entranhas do peixe e tirar as escamas. Eles vão tirar o rabo e as barbatanas também. Mas deixe a cabeça.

700gr a 1kg de sal grosso para cada peixe (depende do tamanho do bicho).
3 claras para cada Kg de sal grosso.
1 limão por peixe.

Lave o peixe, esprema 1 limão sobre o peixe, molhando bem a abertura na barriga dele, onde o peixeiro limpou as entranhas, deixando o sumo do limão escorrer para dentro do peixe.

Coloque 1kg de sal grosso e misture com as 3 claras. Sugiro que faça kg por kg para não fazer muita mistura de sal grosso e ter que desperdiçar.

Forre a assadeira com papel alumínio, coloque metade da mistura de sal grosso com clara, fazendo uma camada média de sal grosso. Coloque o peixe sobre essa cama de sal grosso, e cubra o peixe completamente com o resto do sal, inclusive a cabeça (só assim é que dá o impacto visual do prato).

Coloque a assadeira no forno médio-alto por 40 minutos. Depois é só cortar a capa de sal na altura da espinha do peixe, tirar a capa de sal, cortar o peixe na metade, tirar as espinhas (tem bastante) e tirar o filé. Fica maravilhoso!

Observação: nas minhas andanças pelo Caribe, conheci o Pargo. Ele faz muito sucesso por aquelas bandas, mas lá ele se chama Red Snaper. Mas eu não entendi o motivo de tanto sucesso, até que comi essa receita aí de cima... Acho que o povo lá em Cayman não sabe fazer esse peixe da melhor forma... ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário